domingo, 3 de novembro de 2019

Contaminação de peixes em água com derrame de petróleo

Os fóruns de Internet, Youtube, Facebook e Instagram, entre outros podem ser classificados de "pinico cultural".

O motivo

Eu tive que ler em diálogos de Facebook explicações fantasiosas sobre o tal derramamento de petróleo nas praias do Nordeste. Não me importam, agora, as razões, os agentes, a política nem os ativistas. Fiquei surpreso como existem pretensos cientistas falando que os peixes "FOGEM DO PETRÓLEO". Mas como eu disse, a Internet é um "pinico cultural".

O que é o Petróleo

Apesar de levar um nome, não é substância pura, não é um produto único.

O Petróleo é uma sopa. Podem checar neste trabalho:

https://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig59_3/008.pdf

Então vão saber que, em sua composição, tirando a parte insolúvel em água, temos nele o enxofre, nitrogênio e oxigênio. Destes, o prejudicial é o enxofre. Em meio aquoso o que ele produz ? Se houver tempo suficiente, ele se transforma em óxido de enxofre. E se o meio for favorável, novamente dependendo do tempo, se transforma em sulfato. Com um pouco mais de condições, Este sulfato se trannsforma em nada menos que ácido sulfúrico.

Vamos à outra parte, bem didático. Por ser uma sopa mineral, vir do interior das rochas, esta pode conter VANÁDIO, COBRE, NÍQUEL e URÂNIO. Apesar de considerados metais pesados, uma parte deles, em contato com a água e dependendo da temperatura, formam óxidos, alguns deles solúveis, dependendo da valência do átomo que for combinado. Lembrem-se, também, que a água do mar contém o cloreto de sódio (sal) e outros sais, dependendo da região.

Perguntas

Se o peixe fugir do óleo, vai escapar dos sais dissolvidos na água, pelo contato com o Petróleo ?
Por que se encontram peixes enlameados de óleo em derramamentos de óleo pelo oceano ?

Respostas

Apesar de não ser necessário responder a estas questões, pelo obviedade do que foi exposto, vamos acrescentar algumas informações.

As resinas (adesivos) presentes no Petróleo possuem uma parte que se dissolve em água e outra que não. A solúvel vai envenenar a água. Podem conferir neste trabalho:

http://186.202.79.107/download/sais-em-petroleo-e-suas-emulsoes-em-condicoes-de-sub-e-supersaturacao.pdf

O Petróleo também possuim em sua composição, os ácidos naftênicos, resultado da degradação das parafinas do óleo pelas bactérias. Este é um ácido carboxílico, que aparece emulsificado no óleo, ou seja, dissolvido em pequenas partículas, e solúvel, mas não muito, em água:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/quimica/acidos-naftenicos#21-Propriedades-dos-acidos-naftenicos

Enfim ...

Os peixes podem "fugir" das manchas de óleo, mas mesmo distante de tais manchas encontrarão resíduos capazes de contaminá-los e impedirem o seu consumo.

Muito cuidado ao se depararem com afirmações, na Internet, sobre "imunidade mágica" de animais a poluentes. E se eu convidar vocês para uma peixada de frutos do mar sobreviventes das manchas de Petróleo do Nordeste, alguém vai querer comer ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário